segunda-feira, 21 de abril de 2008

Onde O Vento Faz A Curva

Nascida carioca não demorou mais que alguns meses para minha mãe me levar para engatinhar nas areias de Copacabana.
Oceano Atlântico.
Aos 14 anos conheci Bahamas, o que significou botar meus pezinhos pela primeira vez no Caribe.
Só aos 21 conheci o Oceano Pacífico, quando morei em San Diego, Califórnia.
Aos 24 anos aprendi a mergulhar de garrafa.
Daí foi a festa.
Saí mergulhando por vários mares e oceanos.
E bota vários nisso.
São tantos que de cabeça, rapidamente, não consigo lembrar de todos.
No Atlântico, perdi a conta de quantas vezes mergulhei em Fernando de Noronha, entre muitos outros divesites brazucas.
Também já mergulhei no Blue Hole, descoberto por Jacques Costeau, em Belize.
Me lembro de ótimos mergulhos em Los Roques, na Venezuela.
No Pacífico, alguns dos mais incríveis foram em Galápagos, na linha do Equador.
Aliás, o Pacífico tem os maiores golfinhos que já vi na vida.
Deixam os de Noronha parecendo golfinho de criança.
Também me lembro com emoção do primeiro mergulho no Oceano Índico, Maldivas.
O Índico, acreditem-me, é de um azul índigo.
E mergulho aqui, mergulho ali, lá fui eu desbravando os sete mares.
Ilhas Fiji, Tailândia, um pezinho aqui, outro acolá.
Já conheci muitos lugares, mas sei que ainda tenho muitos mares pela frente.
O Oceano Ártico eu já conhecia.
Foi a primeira coisa que fiz quando cheguei a Barrow em maio do ano passado.
Andar até o mar.
Claro que aqui não dá para botar os pezinhos na água.
Não nessa época do ano quando o gelo do continente se une ao gelo do oceano e tudo vira uma placa só daqui da minha janela até o Pólo Norte.
Mas este longo post de reminiscências submarinas é porque foi agora nesta viagem que cheguei a um lugar onde jamais havia sonhado pisar.
Exatamente onde dois mares se encontram.
Chukchi Sea e o Beaufort Sea.
Oceano Ártico.
É onde daqui pra frente vou mandar me procurarem quando não quiser ser encontrada.

2 comentários:

mutantix disse...

otimo texto, otimo lugar.

Anônimo disse...

E aurora boreal, rola?