domingo, 4 de novembro de 2007

A Primeira Vez de Anna Azevedo

Essa moça sorrindo aí ao lado é a minha querida amiga Anna Azevedo.
Morro de orgulho da Anna.
Minha amiga cineasta.
Lembro de quando pássavamos horas sonhando com um G4 para editar filmes nem que fosse no chão da sala de casa mesmo.
E, enquanto eu perdia tempo bolando maneiras mirabolantes de importar um, a danadinha corria atrás do sonho.
Como quem tem um sonho não dança, Anna é hoje cineasta.
Premiadíssima.
Ainda encurtando, seu currículo é grande.
Vamos lá.
Anna é carioca.
Jornalista com pós em Literatura Brasileira na UFF.
Estudou Antropologia e Cinema no Núcleo de Antropologia e Imagem da UERJ.
Em 97, fez oficinas de roteiro em Cuba, na Escuela de Cine y TV de San Antonio de Los Baños.
Em 2001, fez workshop de direção de documentários com João Moreira Salles.
E, em 2004, com o iraniano Abbas Kiarostami.
Em 2005, participou do Talent Campus do Festival de Cinema de Berlin (Berlinale).
E, em 2006, venceu o Berlin Today Award do Festival de Berlim com o curta BerlinBall.
Tá pensando o quê ?
Aninha também co-dirigiu, co-produziu e co-roteirizou o longa Rio de Jano (2003).
Assina produção, roteiro e direção de 4 curtas supimpas.
* Batuque na Cozinha (2004)
* Títere (2005)
* O Homem Livro (2006)
*Sonhos Cegos, em produção.
E, bem, tem ainda os prêmios, que, além do de Berlim, vou encurtar, senão isso não termina hoje, são:
* Batuque Na Cozinha
Melhor Roteiro, Direção, Fotografia e Montagem, Prêmio Josué de Castro de Melhor Documentário Social
Cine PE 2004
* O Homem-Livro
Melhor Filme (júri popular),
Melhor Direção (júri oficial)
Festival de Brasília 2006.
Melhor Filme Documentário 35 mm
Curta-SE 2007.
É ou não é pra ter orgulho de uma amiga assim ?
Assim sendo, eis sua primeira vez.

... PRIMEIRA VEZ NA INTERNET ...
... foi no prédio do Teleporto, na Cidade Nova, no Rio, um prédio construído com o estranho conceito de "prédio inteligente". isto foi em 1992, acho ...

... PRIMEIRO E-MAIL ...
... meu primeiro email privado foi o annam@nitnet.com.br. comecei a usar em 1997 logo após chegar de Cuba, onde fui estudar roteiro cinematográfico. comprei um Pentium 1 e só tive tempo de tirá-lo da caixa. viajei no dia seguinte. ao voltar, precisava continuar mantendo contato com o grupo de Cuba, que era ótimo e divertido. antes mesmo de desarrumar a mala eu já estava ligando para o provedor e contratando o kit nitnet ! tinha uns disquetes de instalação !!! ...

... PRIMEIRO PROVEDOR ...
... antes Nitnet. atualmente UOL ...

... QUANTAS CONTAS DE E-MAILS ATÉ HOJE ...
... eu só tive o Nitnet e o UOL. também mantenho um hotmail de emergência. já abri gmail, yahoo, mas esqueci as senhas e desisti. recebo emails leves. tá bom assim ! ...

... LEMBRA DO ALTAVISTA ? E DO ICQ ? ...
... claro ! Altavista era tudo até que um dia ... foi paixão à primeira vista, não fiz por mal, foi mais forte do que eu: ouvi o canto da sereia: go...go...google ! também usei ICQ durante um tempo. lembro da florzinha verde (online) do ICQ ! ...

... PRIMEIRA VEZ NO GOOGLE ...
... yes. quem me apresentou ao moço foi o jornalista e, agora editor, Paulo Roberto Pires, o Pirulito, apesar de ele fingir que não é com ele quando o chamamos assim ! o Paulo ainda acrescentou: "foi criado por uns nerds russos. os caras são tão tarados que ainda mostram como são rápidos exibindo o tempo que gastam procurando o que você pediu, zero vírgula alguns poucos segundos!" ...

... SKYPE ...
... eu uso, mas não muito. no momento, estou com algum problema na minha configuração de áudio e não consigo falar ao skype. preciso ver isso ...

... QUEM TE CONVIDOU PRO ORKUT ? ...
... vários convites chegaram. mas eu só confiei e resolvi dar uma olhada após receber o convite da Maria Claudia Oliveira. sentiu, Maria Claudia, o tamanho da responsabilidade ? ...

... TEM BLOG ? ...
... tenho, é o Apenas Querem Explodir, mas ainda não tem nada lá, só um foto-poema. em breve, terá. já me falaram que eu terei meu visto negado por conta deste blog ...

2 comentários:

Anônimo disse...

esse lugar é uma delícia. delícia de entrevista.

beijocas,
fabricio

Anônimo disse...

olha o que eu encontrei, entrevista de minha irmã... este pentiun lembro bem, internet lenta... foi antes da gente ficar longinho,... acho que tenho todos os e-mails de minha irmã guardados. isto aqui é bom, não nos deixa tão distantes.
Anna, a irmã.