quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A Primeira Vez de Caio Túlio Costa

Tem gente que tem uma vida profissional tão impressionante que quando a gente vai apresentar não sabe por onde começa.
É o caso agora.
Não sei se começo ressaltando que Caio Túlio Costa foi o primeiro ombudsman da imprensa brasileira.
Que...
Informatizou a redação da Folha de S.Paulo.
Criou a Revista da Folha.
É professor de Ética na Cásper Líbero.
Escreveu quatro livros.
Foi presidente do IG.
É consultor em novas mídias.
E muitas outras coisas.
Sei lá.
Sempre tive vontade de entrevistá-lo para a coluna A PRIMEIRA VEZ porque Caio [aqui em foto de Roberta Dabdab] é nada mais nada menos que o fundador do UOL!


... PRIMEIRA VEZ...
... Usei a internet pela primeira vez na casa e no computador 386 da Barbara Gancia, guiado pela Maria Ercília, que tinha uma conta da USP. Não havia browser e a interface era de texto – isso deve ter sido em 1994. Mas eu já usava muito computador em rede, como o Minitel (quando morei na França, de 1987 a 1989) e a Compuserve (BBS) desde 1988...

... PRIMEIRO E-MAIL...
... Foi na Compuserve, era um número grande... A partir de 1988 quando trabalhava na França como correspondente da Folha de S. Paulo...

... QUANTOS E-MAILS JÁ TEVE ATÉ HOJE...
... Cinco: Compuserve, Mandic, UOL, Fundação Semco e iG. No UOL eu ainda tenho algumas variações de nome...

... LEMBRA DO ALTAVISTA? E DO ICQ?
... Sim, de ambos. Conheci bem o Altavista, desde os primórdios em Palo Alto (quando lançado pela DEC) e também depois de comprado pela Compaq pela “fortuna” de US$ 3,3 milhões em 1998. Tentei fazer negócio com o Altavista quando estava no UOL. Quanto ao ICQ, inspirado por ele, lançamos no Brasil o ComVc, por volta de 1999 ou 2000 – e não deu certo...

... PRIMEIRA VEZ NO GOOGLE...
... Fui apresentado ao Google pela Verônica Serra, filha de José Serra, que na época trabalhava numa empresa de investimentos em Internet. Ela esteve numa reunião no UOL, deve ter sido em 1998 ou 1999, e o Google estava começando. Foi quem digitou no computador da sala de reuniões o endereço do Google: “Você precisa ver isso aqui”, disse, “é o melhor buscador que existe”. Fizemos alguns testes de busca e o que mais me impressionou foi a assertividade do “I ‘m feeling lucky”...

... PRIMEIRA VEZ NO SKYPE...
... Usei para testes, mas não me lembro bem quando nem como...

... TEM CONTA NO ORKUT? LEMBRA QUEM TE CONVIDOU?
... Não...

... TEM BLOG?
... Sim. O blog, pouquíssimo atualizado pouco usado, é parte do meu site www.caiotulio.com.br – um site acadêmico, voltado para meu curso de Ética Jornalística (na Cásper Líbero, em São Paulo) e para meus artigos acadêmicos...

... USA O TWITTER?
... Não...

... QUAL A PRIMEIRA PÁGINA QUE SEMPRE ACESSA AO ENTRAR NA INTERNET?
... É a do iG...

Um comentário:

Antenor Thomé disse...

Oi Guta!!

Acho muito legal esse seu espaço para mostrar a "primeira vez" de alguns cobras.
Parabéns!!!

Bjos

Antena