domingo, 9 de maio de 2010

iPad - A Saga Continua

O bom de ser uma pessoa lowtech é que a gente leva dias e dias para ir descobrindo o óbvio.
E isso pode ser divertido.
Todo dia passo numa Apple Store para tirar a 'dúvida do dia'.
E o mais legal?
É que muitas vezes ninguém também sabe explicar.
Uahuahuahauahauahuahauah.
Os vendedores da Apple estão tão perdidos quanto nós consumidores.
A falta de treinamento deles é tanta que, pasmem, em alguns casos EU descobri a solução da dúvida e expliquei pra eles.
Huh.
Eu - a genius bar?
Mereço desconto.
Mas vamos lá às novas descobertas ululantes.

1) Bateria - A melhor coisa do iPad é realmente não se preocupar com a bateria. Porque ela dura. E parece que dez horas mesmo,
conforme o prometido. O @mashable fez o teste. Aliás, pra mim, uma das melhores avaliações do iPad 3G foi feita por ele. Se te interessar, leia The Good, the Bad and The Ugly[REVIEW]. E se você é uma daquelas muitas pessoas traumatizadas com a pouca duração da bateria do seu antigo iPod, aí é que você me entende.

2) Preguiça - Se você - assim como eu - também morre de preguiça de montar uma nova lista [que te levou séculos para fazer] de
Favoritos lá na Bookmarks Bar, bingo! Se você tem Mac, dá para syncar. Fiquei felicíssima com isso. Um luxo.

3) iBook - Só para esclarecer a dúvida do post anterior. A sua conta no iBook é vinculada à sua conta no iTunes, ou seja, se você não tiver conta gringa, não compra nada mesmo.

4) Kindle - Por falar em The Good, The Bad and The Ugly, aqui vai o The Bad do Kindle, no iPad. Você consegue transferir todos os seus livros, mas não os seus jornais [revistas ainda não tentei]. Estava eu meio que revoltada com o fato e fui lá na Apple Store para tirar a dúvida. O vendedor também não sabia, porque, segundo ele, ele não usa o aplicativo do Kindle. Sentiu, né? Se o vendedor não usar o que você precisa saber, lascou-se, porque ele só sabe o que ele também teve dúvida. Alô, Steve Jobs, treinamento para os funcionários, já ouviu falar? Daí fuçando comigo aqui e ali ele também chegou à conclusão de que não rola. Mas, segundo ele, isso não é nenhum problema porque, afinal, por que diabos eu ia querer transferir uma edição comprada do NYT do Kindle pro iPad, se eu posso ler a mesma edição de graça no site do NYT no iPad? Eeer, bem, ahn, é, ele tem razão. Mas não acho certo. Porque olha minha situação. Estou viajando em algum lugar onde não tem wifi, logo não consigo acessar o site do NYT. Mas o Kindle é 3G, ou seja, consigo comprar o NYT em qualquer lugar [claro desde que não seja nas montanhas remotas do Congo, ok]. Então eu usaria o Kindle pra comprar o NYT (ou outro jornal e revista) e para não ter que ficar andando para cima e para baixo com o Kindle + o iPad, botaria o conteúdo todo no iPad, pô! É um saco. Todos esses vendedores da Apple acham que o mundo é wifi. Qualquer dia conto aqui o dia em que tive que duelar com um deles para conseguir comprar um telephone cord [lembram desse negócio?]

5) NYT - Mais um mico pago. Esse negócio que o povo fica falando de 'jornal tal' e 'revista tal' para o iPad, em alguns casos, é conversa para o boi ir dormir. Ou eu sou muito tapada [ok, é uma possibilidade] ou esse povo todo fica te induzindo a achar que vai ter um APP para você ler essas publicações no iPad. Bullshit. A maioria não tem App não senhor. Salvas poucas exceções, o jeito é ler na web, igual a gente faz no computador. Claro que eles desenvolvem techs especiais, porque aquilo que roda em flash no seu computador, no iPad vai ter que rodar em outra coisa. Mas não pague o mico, como eu, de ficar procurando na App Store um aplicativo para ler o NYT no iPad. O NYT até tem um App, o NYT Editor's Choice, uma seleçãozinha mixuruca de alguns destaques. Achei fraco pacas. Para ler tudo o jeito é ler no www.nytimes.com. O Estadão - abração pro @PedroDória - é uma das poucas publicações brasileiras que já tem um App ESPECÍFICO para o iPad. É o ESTADÃO TABLET. Alguns outros [a la NYT] tem APPs antigos desenvolvidos para o iPhone. Mas é isso. Por enquanto, pra mim, o App brazuca mais bacaninha é o da Época. Se chama ÉPOCA DIGITAL. O design é muito legal. Parabéns para os caras. Gostei muito. Vou usar bastante.

6) FLICKR & FACEBOOK - Ou o dia em que eu dei aula para os vendedores da Apple. Tô eu lá animadíssima com meu tablet[adoro escrever isso], quando quis uploadar uma foto no Facebook. Rá. Não tem como. Fui lá no vendedor. Ele - até que para minha sorte - usava o Facebook, oh, thanks Lord. Mas nunca tinha se preocupado com isso. Resultado, tenta daqui, tenta de lá, tenta por e-mail, e nada. Qual o caminho? Ir na App Store e baixar um aplicativo. Afinal, pô, Facebook, a maior rede social do mundo, né, 400 milhões de usuários e tal, cadê? Pensa que tem? Tem nada. Pra iPad só tem 2 Apps específicos, um para chat e outro para rodar vídeo [os dois pagos, diga-se de passagem]. App só o do iPhone. E assim ficamos. Segundo dois vendedores [sim, porque eu sempre chamo outro quando um empaca e logo temos uma rodinha], não tinha jeito. Mas sabe como é, né? 'Sou brasileiro e não desisto nunca', não me conformei. Abandonei os dois manés e fui lá pro meu canto na loja. Fuça daqui, fuça dali, pensei, bem, será que essa droga não uploada pelo App do iPhone? Bingo! Funcionou! La-ra-ri-la-ra-rá. Voltei lá e ensinei pros dois. Favor ensinar pra quem tiver a mesma dúvida, tá, descolados-de-meia-tigela. E com isso resolvi também o problema do Flickr. É quase a mesma coisa. Quem quer Flickr, quer subir foto, né, pelo amor de Deus. Também não há App de iPad que não seja específico. Apesar de que tem um pago, chamado flickr Photos, que pode ser que suba. Mas eu não quis 'pagar para ver'. Rs. Portanto fica a dica, se quiser uploadar de graça, baixa o do iPhone e uploada por ele. Não sei dizer sobre a resolução. Parece que fica pior. Vou perguntar pra Renata Ginzburg, amiga que tem um ubberflickr de NY e depois conto.

7) Gmail - Aí o bicho pegou. Essa nem eu - nem os vendedores - descobrimos ainda. Ao configurar o Gmail como conta no iPad, ele te dá uma opção legal de, num clique num ícone no alto da tela, você arquivar aquele e-mail numa das suas pastinhas. Lindo. O problema é se você quiser criar uma pastinha nova. Ninguém sabe como. Eu tentei, os vendedores tentaram, o chefe dos vendedores tentou, ninguém conseguiu. Well. Se alguém aí descobrir, pelo amor de Deus me conta. Por enquanto o jeito é abrir a nova pastinha no seu computador mesmo, e só no próximo acesso ao iPad você arquiva o e-mail lá.

E assim vamos vivendo, eu, o tablet, e a dúvida nossa de cada dia.
Tô adorando brincar de iPad.
Bisous.

2 comentários:

Ana Beatriz Camargo disse...

Você adorando brincar de iPad e eu adorando ler a saga tablet aqui no Migrante.

Preciso dizer que adoooro seu jeito de escrever, Guta. Por exemplo: "ululantes". Foi lindo ler isso! É lindo ler palavras e expressões tão lindas que as pessoas simplesmente parecem ignorar. (Haha)

Os textos aqui estão me ajudando a decidir entre Kindle e iPad. E aí, o que eu faço? (Dúvida cruel).


Beijão, Guta :)

Guta Nascimento disse...

well.
eu sou suspeita.
isenção não é meu nome. logo eu já aposentei meu kindle e transferi todo o conteúdo dele pra dentro do iPad.
não que o kindle seja ruim. muito pelo contrário. é ótimo. mas é que o iPad tem outras coisas que eu adoro, internet, skype, müsica, ver meus filmes, seriados etc. logo eu posso carregar tudo junto num 'device' só.
ks.