segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A Primeira Vez De Haroldo Castro

Ele conhece nada mais nada menos do que 136 países.
É fotógrafo.
Participou de 15 exposições fotográficas.
Tem centenas de reportagens- e milhares de fotos - na imprensa mundial.
É jornalista.
Em 1999, criou o concurso anual Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade, que já recebeu mais de 2 mil inscrições.
É documentarista.
Já dirigiu mais de 40 docs, vencedores de 30 prêmios nos EUA, incluindo 3 troféus no Festival de Vida Selvagem de Jackson Hole (EUA), além de 10 prêmios na Europa e na América Latina.
Desde 2005 escreve sobre viagem e conservação na revista Planeta, da Editora Três.
Haroldo Castro nasceu na Itália, de mãe francesa e pai brasileiro.
Morou 16 anos em Washington DC, trabalhando para a ong CI - a Conservation International.
Com essa bagagem toda nas costas, não é difícil imaginá-lo criando o Clube de Viajologia.
Um conceito que reconhece a viagem, em suas palavras, como uma 'escola dinâmica'.
E o mais bacana.
Haroldo inventou um teste genial.
O Teste Mundial de Viajologia.
Através dele é possível saber seu estágio de viajólogo.
Pós-Doutorado, Doutorado, Mestrado, Bacharel e por aí vai.
Para fazer o teste você pode acessar aqui.
É divertido.
A gente entra pro Clube e ganha até diploma !
Com vocês, a primeira vez de um verdadeiro Mochileiro das Galáxias !

... PRIMEIRAVEZ NA INTERNET ...
... minha primeira vez foi quando eu tinha 14 anos e morava no Rio de Janeiro ... oopss ... ahn, na Internet ? bem, nesse caso eu era 20 anos mais velho e foi em 1986. ninguém sabia o que era Internet naquela época pois a rede ainda não existia como tal. eu participava de um evento mundial do UNICEF, que dava a volta ao mundo com a Tocha da Paz e precisávamos enviar informações. o nerd da equipe tinha um laptop e, no quarto do hotel, ele abria diariamente a conexão do telefone, fazia uma chamada internacional e enviava o arquivo. na primeira vez eu não acreditei. mas depois me acostumei com a idéia. durante essa mesma viagem, eu mandava uma matéria semanal para o Estadão via Telex ... mas só comecei a usar internet diariamente em 1994, quando trabalhava para uma ONG ambiental, em Washington, DC ...

... PRIMEIRO E-MAIL ...
... o primeiro email que enviei foi justamente para o nerd do evento do UNICEF. nenhum outro amigo tinha email naquele tempo, a não ser os colegas de trabalho, na mesma ong. nos meses a seguir, foi como pipoca. meu email era
h.castro@conservation.org e utilizei o mesmo endereço durante 12 anos, de 1994 a 2006 ...

... PRIMEIRO PROVEDOR ...
... o email era da ONG mesmo e nem sei quem era o provedor. sei que o meu agora no Brasil é a Net ...

... QUANTAS CONTAS DE-MAILS ATÉ HOJE ...
... além daquela conta principal de trabalho que já não existe mais, tenho quatro contas. duas são públicas e recebem muito lixo, nos domínios viajologia.com.br e o meu proprio haroldocastro.com. as outras duas são particulares, uma de trabalho e outra para amigos ...

... LEMBRA DO ALTAVISTA ? E DO ICQ ? ...
... usei muito o Altavista. aliás, ainda uso algumas vezes o Altavista Babel Fish para traduzir algumas palavras. também usei muito o ICQ ...

... PRIMEIRAVEZ NO GOOGLE ...
... lembro perfeitamente e foi bem antes de ser aquele barulho todo. foi um jornalista ambiental finlandês que me mostrou o GOOGLE (achei o nome péssimo) e colocou, para que eu ficasse impressionado, o meu próprio nome na busca. fiquei desbundado. isso aconteceu em um congresso de jornalistas ambientais em Cairo no ano 2000 ...

... E NO SKYPE ...
... também usei desde o início e uso muito, principalmente para chamadas internacionais. em alguns casos custa até mais barato do que ligar para um celular aqui no Brasil. além de usar o Skype, tenho dois telefones VOIP, um deles com um número de Nova Iorque. ou seja, qualquer pessoa nos EUA me liga no Brasil como se fosse uma ligação local. no outro VOIP, ligo gratuitamente também para os EUA e outros países. tenho crédito em ambas contas pois também fica mais barato eu ligar para um celular brasileiro usando VOIP, via EUA ... coisas do século 21 ... as TVCs da vida (Tim-Claro-Vivo) vão ter que cair na real que elas estão abusando do consumidor brasileiro ! ...

... QUEM TE CONVIDOU PRO ORKUT ...
... entrei uma vez no Orkut, com a senha de uma amiga, e vi que aquela praia não era a minha. imagine ter que gerenciar um Orkut se não tenho tempo nem de atualizar meu dois sites www.haroldocastro.com e www.viajologia.com.br ? ...

... TEM BLOG ? ...
... VIAJOLOGIA é um dos blogs da revista ÉPOCA e começou em junho de 2007. foi uma idéia do Paulo Nogueira, diretor editorial da Editora GLOBO, e do Helio Gurovitz, diretor da EPOCA, quando conversávamos sobre minha viagem à Asia Central. o blog teve um sucesso que não esperávamos e a previsão do Alexandre Mansur, editor de Ciência e Tecnologia da ÉPOCA, se realizou: você vai ficar viciado !

Aqui na foto do Migrante Haroldo aparece no deserto do Gobi, na Mongólia, fotografando as Arcas Sagradas no
monastério Khamaryn.
Para ler mais sobre esta que é uma das suas muitas e incríveis aventuras acesse aqui.

Nenhum comentário: