segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A Primeira Vez do Arcanjo

O nome é de anjo mas a vocação é digital.
Miguel Arcanjo Prado ia ser geógrafo, mas, para nossa sorte, mudou a rota e se tornou jornalista.
No papel já foi repórter da Contigo!, do Show do Agora São Paulo e interino das colunas Zapping e Olá.
Na web, começou no portal Globominas.com.
Na FolhaOnline, foi repórter da Ilustrada.
Atualmente digita loucamente os preparativos para a estreia do portal R7, no qual será repórter.
Aos 27 anos é um currículo digital e tanto.
E pensar que tudo começou na casa da vizinha onde um arcanjo adolescente, escondido, aprendia a navegar...

... PRIMEIRA VEZ NA INTERNET...
... foi em 1998, tinha 16 anos e minha vizinha havia comprado um computador e colocado internet, um verdadeiro luxo para os moradores da avenida Salamanca, em Venda Nova, região norte de Belo Horizonte. nas férias de julho, ela viajou e pediu que minha família tomasse conta da casa dela, que tinha um monte de plantas para molhar diariamente. então, enquanto minha mãe molhava as plantinhas, eu aproveitava para mexer no computador escondido. achei o máximo usar a internet e ficava esperando o dia seguinte, quando teríamos de voltar de novo para cuidar da casa da Magali...

... PRIMEIRO E-MAIL...
... foi no Uaimail (sou mineiro, né), que nem existe mais. era uma conta grátis do provedor Uai, de Belo Horizonte. fiz em 2001, na sala de informática do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, onde, na época, cursava o primeiro semestre de Geografia. o primeiro e-mail foi um teste que mandei para minha colega de curso Alessandra Bastos, que fez também seu e-mail no mesmo dia. depois, escrevi para meu primo Danilo Ribeiro, em Salvador, que já usava internet há mais tempo. mandei abraços e contei a novidade...

... LEMBRA QUANTOS E-MAILS JÁ TEVE ATÉ HOJE...
... sim, pois foram apenas cinco. a do Uaimail, que logo foi desativada. a do Yahoo, que usei durante meus seis anos na UFMG e ainda mantenho quase sem uso cotidiano. o Gmail, que passei a usar em 2007, quando cheguei em São Paulo, e é a principal atualmente. e a do hotmail, que só criei por conta do MSN e nunca uso. ah, também já tive quatro e-mails profissionais: da Globo, da Editora Abril, do Grupo Folha e da Record...

... LEMBRA DO ALTAVISTA? E DO ICQ?
... do Altavista eu me lembro, sim, usava para fazer buscas. já o ICQ eu só ouvi falar nos primórdios da internet, mas nunca cheguei a usar...

... LEMBRA DA PRIMEIRA VEZ NO GOOGLE?
... nossa, que pergunta difícil, Guta... mas com certeza foi em alguma sala de informática da UFMG, procurando alguma coisa para algum trabalho acadêmico. eu tinha colegas picaretas que usavam o Google para copiar trabalhos inteiros. mas foram pegos (risos).

... PRIMEIRA VEZ NO SKYPE...
... eu nunca usei o skype, você acredita nisso?

... QUEM TE CONVIDOU PRO ORKUT?
... nunca tive conta no Orkut. via o povo na universidade meio que viciado, passando o dia todo na sala de informática, com aquelas telas azuis... sei lá, tomei ojeriza. meus colegas insistiam para eu fazer, diziam que a gente reecontrava os colegas de escola. achei um tanto quanto bizarro forçar esses encontros do passado (risos). e acabei preferindo gastar meu tempo livre com música...

... TEM BLOG?
... tenho, sim. é o Blog do Miguel Arcanjo, agora hospedado no Blogspot. ele surgiu ainda na Geografia, quando fazia uma coluna, sempre com uma crônica e notícias e futricas dos bastidores da universidade. era um sucesso. o diretor da Fafich, a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, onde fui depois estudar Comunicação Social, não gostava muito, porque eu pegava muito no pé dele. mas também ele se chamava Pinto Furtado! enfim, havia os que amavam e os que odiavam. como sempre foi comigo. o blog passou por Blogger e Weblogger, até chegar ao Blogspot atual...

...TWITTER...
... passei a usar o twitter há cerca de dois meses, incentivado por colegas na redação do jornal Agora São Paulo. chegou um momento que estava impossível não ter, já que os repórteres e editores de cultura não paravam de comentar. fiz com o auxílio da repórter de cinema do jornal, Ana Carolina Rodrigues, que, como você pode ver, é mais antenada do que eu. cheguei a me empolgar num primeiro momento, mas já estou meio de saco cheio. como diz minha colega Fabíola Reipert, "o peixe morre pela boca". o Twitter para mim é isso. um matadouro de peixes bobalhões. ou um palquinho besta de 160 caracteres. mas, profissionalmente, não dá para não ter. pelo menos por enquanto...

... QUAL A PRIMEIRA PÁGINA QUE ACESSA AO ENTRAR NA INTERNET?
... são três. se quero ver e-mail, Gmail. se quero me informar, Folha Online, e, em breve, o R7. se quero buscar algo, Google.

12 comentários:

Antenor Thomé disse...

Olá Guta!!

Tudo bem?? Acho muito legal esse seu espaço para saber a "Primeira vez" de algumas pessoas nesse mundo!!
Agora você precisa colocar a sua primeira vez também!!!!

Bjos

Antena
www.muraldoantena.com.br

Anônimo disse...

Olá, Guta!

Ótimo ping. Muito legal esse chapéu "A primeira vez". O Miguel é muito especial, mesmo. Ele é inspirador. Ele andou se aventurando no impresso, mas na internet nada como peixe. Aguardamos ansiosos a estréia desse brilhante jornalista no R7.
Um grande abraço!

Felipe Cirelli disse...

Miguelito é dos meus amigos mais recentes e dos mais queridos... sua alma é leve, seu coração é enorme, sua perspicácia é aguda e seu humor é contagiante.

Guta Nascimento disse...

[pois é, antena]
[várias pessoas já me falaram isso]
[mas a verdade é que eu simplesmente não lembro onde ou quando foi a primeira vez em que entrei na internet - nem pra que]
[aliás, foi assim que nasceu a coluna]
[quando me dei conta que não lembrava fiquei curiosa de saber se as pessoas lembravam ou não]
[um dia quem sabe eu conto a história toda]
[ks]

Iana disse...

Oiii Guta, sempre acompanho seu blog e acho super legal. Adorei este post sobre a primeira vez no mundo digital... Seria bom que você fizesse isso sempre com outras pessoas prá gente mantar nossa curiosidade de como as pessoas iniciam sua vida virtual!
Adorei... Bejos, sua parente distante (nascimento) rsrsrs

Anônimo disse...

taí, gostei da ideia do antena.
eu também quero saber, guta.
Espero que vc conte logo. fiquei curioso.

Rafael Carvalho disse...

Demais o bate-bola com o Miguel. É muito interessante, Guta, saber essas coisas, ainda mais quando conhecemos as pessoas, como ele... um excelente profissional e amigo!
Parabéns pelo blog!

fogaçabueloni disse...

Guta,
acompanho o seu blog desde vi você escrevendo na sala de embarque em New York voltando para o Brasil em setembro de 2007.

Moisés Prado disse...

Grande Miguel!
Meu primo e nosso amigo querido de longas datas, parabens pela entrevista.
Como é legal os caminhos q a gente traça ne? ainda mais nesse mundo difital, cada um tem uma historia pra contar! rs...

visite meu blog tb:
www.moisesprado.blogspot.com

Antenor Thomé disse...

Olá Guta!!!

Poxa, deve ser uma boa história!! Aliás fica o convite pra contar essa história e mais essa sua paixão pelo espaço lá na videorreportagem do Mural do Antena!!!

Bjos

Guta Nascimento disse...

[oi antena]
[obrigada pelo convite]
[um dia, quem sabe, eu me animo e conto]
[ks]

Átila Uno Ikki disse...

Quem diria que o meu "concorrente" no processo de seleção para a Globominas iria se tornar, por um breve período, meu companheiro de trabalho, de longa data, um grande irmão. Sinto falta desse coração gigante aqui pelas terras mineiras, mas não deixo sempre de torcer pelo sucesso de sua empreitada em SP.