sábado, 27 de outubro de 2007

A Primeira Vez do Pedro Doria

Ele é referência na blogosfera brasileira.
Seu CV é de dar inveja a qualquer internauta.
Tem coluna no caderno Link, do Estadão.
É repórter-especial do caderno Aliás.
Ajudou a fundar o NoMínimo, revista que marcou época na nossa internet.
Foi colunista da Revista da Folha, Internet.br, Macworld Brasil e Oi.
Tem matérias publicadas na Playboy, Trip, Superinteressante e VIP.
É autor de quatro livros, entre eles, Manual para a Internet (Revan, 1995), o primeiro sobre a grande rede no Brasil.
E também do famoso Eu Gosto de Uma Coisa Errada (Ediouro, 2006), coleção de reportagens sobre internet, sexo e nudez.
Recebeu o Prêmio Caixa de Reportagem Social e o Best of Blogs 2005.
Modesto, diz que a coisa mais importante que fez na carreira foi descobrir Bruna Surfistinha.
Pode ser (rs).
Mas Pedro Doria será sempre referência por ter o primeiro blog jornalístico profissional do Brasil, o Weblog - Um pouco do mundo, todos os dias.
Senhoras e senhores, com vocês, A PRIMEIRA VEZ de um dos pais da nossa blogosfera, clicado na foto aí acima por Marcelo Berabani, da Agência Estado.

... PRIMEIRA VEZ NA INTERNET ...
... acessei a rede pela primeira vez em 1989, nos EUA. meu pai estava trabalhando na Universidade de Stanford. não lembro exatamente o que eu fiz ... provavelmente gastei um bom tempo aprendendo a usá-la. era uma Internet pré-web, sem interface gráfica ...

... QUANTOS ANOS TINHA ...
... 15 anos ...

... PRIMEIRO E-MAIL ...
... pdoria@ax.apc.org ... era um email do provedor de acesso do Ibase, o Alternex, ligado à ong internacional APC. imagino que o Alternex ainda exista como provedor comercial. mas não sei de ninguém que ainda tenha emails deste que foi o primeiro provedor brasileiro ...

... QUANTAS CONTAS DE E-MAIL ATÉ HOJE ...
... pdoria@ax.apc.org, pdoria@rio.com.br, pdoria@redeglobo.com.br, pdoria@att.com, pdoria@no.com.br, pdoria@nominimo.com.br, pdoria@folha.com.br, pdoria@grupoestado.com.br, pd@pedrodoria.com.br ... e há ainda um, pessoal, que evito mencionar em qualquer canto para diminuir um tanto o número de spams =) ...

... LEMBRA DO ALTAVISTA ? E DO ICQ ? ...
... lembro muito bem do Altavista. foi um desbunde, o primeiro sistema de buscas que indexava algo que parecia a web toda, uma grande distância em relação ao Yahoo! no caso do ICQ, acho que larguei-o bem tarde. um dia, me dei conta que apenas um amigo, Vitor Conceição, continuava entrando todo dia em minha lista. comentei com ele. ele, que é um cara muito mais antenado do que eu, me explicou que só acessava por conta de mim, que todo mundo estava no Messenger da Microsoft. foi, evidentemente, a última vez que acessei o ICQ ...

... LEMBRA DA PRIMEIRA VEZ NO GOOGLE ? ...
... lembro. a Carla Rodrigues, que era minha chefe, me indicou o Google em finais de 1999, início de 2000. respondi que me dava bem costurando buscas entre Altavista & Lycos. ela insistiu. fui por educação. nunca mais voltei ao Altavista ou ao Lycos ...

... PRIMEIRA VEZ NO SKYPE ...
... só usei o Skype pela primeira vez recentemente, quando me mudei para São Paulo, para falar com a família. mas ainda não é um hábito arraigado. devia ser ...

... QUEM TE CONVIDOU PRO ORKUT ...
... o primeiro convite que recebi para o Orkut foi de outro sujeito antenado, o Charles Pilger,um blogueiro gaúcho ...

... PRIMEIRO BLOG ...
... meu blog está em www.pedrodoria.com.br. ele nasceu em 2002, dentro da revista eletrônica NoMínimo. desconfio que fui o primeiro no Brasil a ganhar para fazer um blog. mas hoje não ganho um tostão. ou, quer dizer, ganho. uns caraminguás da Livraria Cultura, outros do Google. e muitos livros que meus leitores me enviam. além deste blog, que está no ar desde agosto de 2002 ininterruptamente, tive também o LAD, que era uma revista masculina e durou um ano, em 2004, feito em conjunto com outro amigo, Marcus Moura. ao longo de 2006, no NoMínimo, mantive o Papo de Homem, com o mesmo espírito. entre agosto e setembro de 2006, tive outro blog especial em NoMínimo, no qual relatei dia a dia meu percurso do Caminho de Santiago. o conteúdo deste blog, que era separado, hoje está nos arquivos de meu blog principal.

E, só pra lembrar, o Weblog é finalista do Best Blogs Brazil - Os Melhores Blogs do Brasil em 2007 - versão brazuca do BoBs da DW.
Concorre como Melhor Blog de Política ao lado de Marcelo Tas, Ricardo Noblat, Paulo Henrique Amorim e o Pérolas Políticas.
Para votar no Pedro, clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Além de tudo isso.....ele é um gatão!

Eheheh...

Abs.

Éd Lascar