sábado, 9 de agosto de 2008

A Primeira Vez De Marcelo De Paula

Ele cobriu a Guerra da Iugoslávia.
Tem na bagagem duas travessias oceânicas.
Uma no Navio Veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil.
A outra num veleiro de 50 pés na Regata Comemorativa aos 500 Anos do Brasil.
Viveu seis meses com os índios Carajás.
Em expedições, conheceu a Cordilheira dos Andes e a Terra do Fogo.
No Brasil conhece como poucos a Amazônia, o Parque Nacional do Iguaçu e Fernando de Noronha.
Ou seja.
Onde há uma paisagem remota ou de beleza infinita ou de culturas distintas, lá está ele.
Marcelo de Paula.
Um jornalista que nasceu para documentar o mundo em texto e imagem.

... PRIMEIRA VEZ NA INTERNET ...
... foi incrível ... em 98, eu realizava uma exposição fotográfica no Rio para lançar meu primeiro documentário sobre o Parque Nacional do Iguaçu, quando fui surpreendidamente chamado para cobrir a Guerra da Iugoslávia por iugoslavos que residiam no Brasil e eram ligados a Tanjug, a agência de notícias oficial da Iugoslávia ... na antítese das belezas naturais e da destruição, lá fui eu! voei do Brasil para a Rússia e depois fui de carro de Moscou para Belgrado, por não haver teto para pousar devido aos bombardeios da OTAN na região ... a idéia do convite era levar um jornalista brasileiro para escrever sobre uma ótica diferente das reportagens feitas pelas agências de notícias dos países que cobriam a guerra e bombardeavam a Iugoslávia: CNN, BBC, Press, AFP e outras ligadas aos membros da OTAN ... me associei para a publicação de fotos, textos e imagens junto à Revista de Domingo do Jornal do Brasil, Fantástico, a própria Tanjug e demais órgãos da mídia ... eu era uma sardinha independente no meio dos tubarões ... a tecnologia dessas agências para a cobertura da guerra era espantosa ... imagens, fotos e textos, tudo já era passado pela internet de forma instantânea ... por incrível que pareça, o fato de ser brasileiro, país que não estava participando daquela guerra, facilitou em muito o meu trabalho de acesso aos campos de batalha ... a Tanjug era a única a poder ficar nos locais de batalha e depois que tudo era limpo e liberado pelo Exército Sérvio, os jornalistas podiam trabalhar ... só que apenas alguns locais eram liberados para as agências e foi nessa que a sorte comercial sorriu para mim em plena guerra ... eu tinha acesso livre a esses locais pós-batalhas e quando as agências descobriram, começaram a me contatar no bar do Teatro que era o point cultural da guerra ... eles tinham um computador portátil (não era lap) que revelava minhas películas fotográficas em negativos ... escolhiam as fotos, scaneavam e passavam por e-mail para os órgãos de mídia de seus países de origem ... eu bebia Jelen Pivo, a melhor cerveja da Iugoslávia e era pago em dólar por foto, enquanto observava aquela nova inovação tecnológica de cair o queixo ...

... PRIMEIRO E-MAIL ...
... mdepaulafoto@globo.com ... meu primeiro e único e-mail pessoal até hoje ...

... QUANTAS CONTAS DE E-MAIL ATÉ HOJE ...
... duas ... uma pessoal e outra profissional ... e nunca mudei nenhuma das duas ...

... LEMBRA DO ALTAVISTA ? E DO ICQ ?
... o Altavista ainda uso até hoje para me auxiliar nos bate-papos internacionais ... meu trabalho sempre me levou para perto de diferentes culturas e acabei me tornando amigo de sérvos, croatas, russos, alemães, africanos etc ... o ICQ não cheguei a usar ...

... PRIMEIRA VEZ NO GOOGLE ...
... não recordo a primeira vez ao certo, mas o GOOGLE acabou se tornando nosso dicionário e fonte de pesquisa rápida na internet, portanto acredito que foi a partir de 2004 que passei a usar mais efetivamente esse serviço ...

... PRIMEIRA VEZ NO SKYPE ...
... no final de 2006, quando a Código Solar Produções, produtora da qual sou sócio-diretor, pegou uma campanha de marketing institucional comemorativa aos 25 anos de existência de uma empresa do interior de São Paulo ... foi a melhor medida para baixar a conta telefônica entre as duas empresas ...

... QUEM TE CONVIDOU PRO ORKUT ?
... desse eu fujo até hoje! fui solteiro até os 35 anos e viajei muito pelo Brasil e pelo mundo ....

... TEM BLOG ?
... não tenho blog pois estou construindo meu site que terá banco de imagens e diário das viagens que ainda realizo para documentar mundo afora !!!

Na foto acima Marcelo de Paula se prepara para descer 90 metros de rapel.

Nenhum comentário: