domingo, 12 de outubro de 2008

A Primeira Vez do Reinaldo

Multi-task.
É a melhor definição para o incansável Reinaldo Luz Santos.
Vejamos.
1) é publicitário especializado em gestão de projetos web, desenho e modelagem de estrutura da informação
2) é designer gráfico e de internet
3) trabalhou em agências de publicidade na era paleozóica [quando os homens das cavernas ainda usavam past-up, layoutman e letraset]
4) foi diretor de arte de agência
5) migrou para internet e design de interfaces para sistemas e portais
6) viveu a bolha da internet como poucos: participou dos projetos dos portais Imais, Nacional e Brasil
7) foi consultor de usabilidade, arquitetura da informação, design e gestão de conteúdos de clientes como Embratur e USP
8) nas horas vagas - quando as horas vagas deixam - é desenhista, cartunista, escritor e fotógrafo
9) é sócio-fundador da Praxys Produtora Web
10) escreve para sites como Gerente-Online, Portal Giro Business, Comunidade Vencer, TheNewLife.com, WideBiz.com, entre outros.
Como se vê, um migrante que, definitivamente, migrou ...

... PRIMEIRA VEZ NA INTERNET ...
... lembro bem! ... comecei a pesquisar essa tal rede ainda nos tempos de BBS – uma espécie de rede de computadores hippie, não comercial e com poucos recursos ... em outras palavras, para mim não tecnólogo, era uma chatice ... mais tarde um amigo apareceu com um notebook na turma, pediu pra usar, conectar uma linha e nos mostrou um browser navegando na web, ainda nos primeiros sites americanos da web ... ficamos eu e uma turminha, em volta do computador, maravilhados como que em volta da primeira fogueira das antigas eras! ...

... PRIMEIRO E-MAIL ...
... achei o máximo! ... tudo que eu queria era escrever pra alguém e receber a resposta ... adoro escrever e lembro de ter em mente uma carta enorme, feliz da vida por estar na rede, mas na hora não me veio ninguém de quem eu soubesse o e-mail de cor para enviar sequer um ‘olá’! ... a gente só decorava telefones naqueles tempos! ... o nome que escolhi foi meu codinome - meu nome é muito grande, adotei um resumido - ... o bacana era que na época não precisava apelar para os 123 no final do nome. foi fácil conseguir o ReinaldoLuzSantos@ que tenho até hoje ...

... PRIMEIRO PROVEDOR ...
... UOL ... conhecido como o pomposo “Universo On Line” na época ... mas depois parti para o IG, que tenho até hoje ...

... QUANTAS CONTAS DE-MAILS ATÉ HOJE ...
... puxa, tive muitas contas ... embora eu não seja um completo viciado em tecnologia, adoro conhecer os serviços que vão se criando ao longo dos anos ... sou do tipo “testador chato” que aparece em todos os serviços web, os interessantes, claro ... e com os e-mails não foi diferente ... eu testava tudo quanto é novo serviço de e-mail que aparecia ... acho que já tive umas 30 contas de e-mail ... mas usar frequentemente mesmo, usei poucas ... hoje tenho umas três onde centralizo tudo e muitos testes espalhados por aí! ...

... LEMBRA DO ALTAVISTA? E DO ICQ? ...
... oh ouh! (tentativa do barulhinho do iCQ:) ... nossa, lembrar do ICQ e daquele barulhinho de nova mensagem sempre me dá um sentimento nostálgico ... minha vó não entenderia isso! ... mas era uma diversão falar com os amigos em tempo real ... hoje é tão comum que quase não se entende o dinamismo disso ... já o ALTAVISTA pra mim era sinônimo de descobertas ... sem saber onde navegar inicialmente descobri o AltaVista e viajei mundo afora ... uma das primeiras coisas que procurei foram as paisagens da Grécia ... não achei muita coisa, mas senti o AltaVista como meu passaporte para vários lugares ...

... PRIMEIRA VEZ NO GOOGLE ...
... sabe que não lembro! ... eu já estava tão acostumado em testar sistemas de busca que não me impressionou tanto de cara ... achei muito próximo ao Cadê, que eu usava na época também, que nem dei muita bola ... como bom desenhista e detalhista ainda achei estranho aqueles montes de OOOO no resultado da busca ... não entendia ... essa foi minha primeira impressão, quase nula ... mas claro, claro que depois me rendi à sua eficiência e aqui estamos nós até hoje dando glórias a ele ... será que seu reinado ainda vai longe? ... não sei não, fiquemos de olho no Cuil ...

... SKYPE ...
... nosso querido amigo em comum, Sanchez, vai me matar! ... eu o apresentei ao Orkut e ele me chamou uma vez para o Skype, só que até hoje não tenho, acredita?! J .. essa eu acho que ninguém respondeu hein! ... meu sócio instalou e criou uma conta com o nome da nossa empresa, então não sei por que eu não me interessei em instalar de imediato quando vi a novidade ... testei o dele, achei demais, porém fui prorrogando, esticando, enrolando e até hoje não tenho minha conta! ... uso o dele sempre que preciso ... sou um vizinho inconveniente que pede pra usar o telefone (skype) nas emergências! rsrs ...

... QUEM TE CONVIDOU PRO ORKUT? ...
... meu amigo Jefferson Amado ... aquele mesmo que um dia me apresentou para uma tal de internet e deixou uma turminha de amigos curiosos em frente a um notebook quadradão modelo ThinkPad da IBM ... e não é que é o mesmo sujeito que hoje é meu grande amigo e sócio? ... pois é! é sim! J ...

... TEM BLOG ? ...
... tenho um blog. dá pra acessar ele pelo endereço: www.reinaldosantos.com.br ... na verdade já tive vários com assuntos diferentes, mas limpei tudo há poucos meses e deixei algo mais superficial pela falta de tempo ... hoje deixo alguns poucos artigos lá e algumas dicas de filmes. adoro cinema e gosto muito de compartilhar coisas boas a que assisto ... ter um blog veio da vontade que sempre tive de compartilhar as coisas boas que passam por minha vida, um texto, um livro ou simplesmente um bom filme ... confesso que ainda não consegui ter o blog que sempre quis, algo mais sério e com assuntos abordados de forma mais profunda, mas está nos planos! ... vejo nos blogs a grande democratização dos canais de informação na internet ... sou do tipo que incentiva minhas sobrinhas, amigos e parceiros a escrever e se possível a escrever num blog ... a facilidade de se fazer ser visto e a interação dos leitores era algo distante do real em meus tempos de escola quando fazia poemas e crônicas da minha realidade e os levava debaixo do braço em cadernos estilizados com capas feitas a mão ... hoje a realidade é outra, se tiver o que dizer, você pode ser visto muito mais facilmente ... por isso levanto a bandeira: “escrevam, leiam, participem, interajam e vivam esse grande momento em que estamos." ...

6 comentários:

Leticia disse...

Eu sempre tive orgulho de vc!
Não é porque vc é meu primo mais vc sempre tendo paciencia e sempre tentando passar a diante o que faz!
Adorei sua intrevista vc é inteligente! Eu tento sempre me espelhar em vc!!!
Foi vc que me insentivou a fazer um blog e sempre me dando força!
Obrigada por tudo!Rei
BEijos
Leticia
Entra no meu blog tb

http://leticiabazote.blogspot.com/

Fábio Camargo disse...

Eae Rei...
lendo sobre a sua primeira vez, me fez lembrar da minha primeira vez tbm... Universo on-line, cade, netscape, eita... até que era legal aquela época...

fucei por três meses, após ter ganhado um celeron 266 de 32mb de ram, eita maquinão... tenho a relíquea até hj...

muito show sua história...
vc é grande...
vlw ae pela força que tem me dado...
quando crescer quero ser, pelo menos, parecido com vc...

Abraços!!

ahn, aqui é o Fábio do "F³" da turma...

Anônimo disse...

Voce é fogo hein meu Rei. Me fez lembrar de cada coisa, principalmente do ICQ! Muito boa a entrevista. abraços
Tade

Edu disse...

Caraca!!! BBS!
Ah, mentira, voce naõ pode ser do tempo da BBS bro! Putz, desenterrou! Muito bom hauhau
abraço meu veio

San disse...

Grande Rei,
Somente agora tive a oportunidade de ler teu depoimento.
O que posso dizer e que o Rei e uma dessas pessoas que ficam auscutando o universo a busca de eventos inusitados e importantes. Nao por acaso, algumas das coisas mais legais que encontro dentro desse emaranhado que e a internet, vem de dicas que recebo dele.
O Rei e um cara de muitas "primeiras vezes" pra uma porcao de coias legais que acontecem ao redor do planeta. Falar com o Rei, por qualquer meio (menos Skype, que o danado nao usa...)com regularidade, representa sempre uma boa oportunidade para aprender alguma coisa legal. O Cara e dos mais antenados que conheco, alem de bom e fiel companheiro, com quem da pra, sem susto "engordar um porco a meio", como se diz em Minas Gerais.
Parabens, Rei! Vc e o cara!
Abs,
San

Jefferson João Amado disse...

.
.
.
NoOOoOooSa!

Demorei mas estou aqui!
Este tal de Reinaldo Santos ai é muito velho, logo eu sou pré-histórico. :-(

Eu sou o cara que ele fala que tinha um notebook (IBM - Think-pad Butterfly), que mostrou o primeiro browser pra galera (Netscape), mostrei o Netscape pq na época eu não era louco de mostrar como funcionava o browser de algumas BBS, pelo prompt do DOS, hoje em dia o pessoal tem internet free, quando comecei tinha um numero de telefone que eu discava e baixava um discador pelo prompt do DOS.

Era massa, eu ficava horas baixando o brinquedinho e adorava, hoje se eu ficar 2 minutos para abrir um site e nunca mais volta nele e já liga para a Embratel para reclamar da conexão.

BBS, era tipo dois ambientes, onde todo mundo de conhecia em salas de bate-papo e para você navegar você tinha que clicar em um outro botão para sair deste mundinho e conhecer a verdadeira INTERNET.

Ah, site mesmo só tinha uns três conhecidos e bem visitados, Universo On Line (UOL), Pão de Açúcar, acreditem, eu fiz compra on-line e eles entregaram em minha casa a uns 17 anos atrás.

ICQ, vai ti a merda Reinaldo, quer fazer todo mundo chorar!
Nesta mesmo época eu tinha um tal de PC-ANYWARE e AMAVA ficar ajudando as pessoas na configuração dos micros via Ponta a Ponto, lembrando que para instalar um programinha deste eu precisava de uns 10 disquetes de 1.44, hoje em dia temos programas com menos de um mega :-O

Mas não estou aqui para contar minhas peripécias e sim para homenagear o Reinaldo, que ganhou um espaço deste Blog famoso, mas não poderia deixar de contar que ele um dia apareceu em casa as 2 horas da madrugada, com um cd de 70 mb em mãos para eu compactar todos os arquivos que lá estavam, lembrando que os programas já estavam compactados. Resumo, ele comprou bem umas 10 caixas com 10 disquetes cada uma, para eu compactar o cd, lembrando que para descompactar ou compactar um arquivo não como hoje, clica aqui e ai e pronto!

Não senhor, precisa colocar um código, uma linha de comando tanto para compactar ou descompactar sem contar o tempo de gravação. Passei o código para eles e dei boa sorte, um semana depois e me disse que desistira da aventura, pois ficaram um dia todo tentando copiar o dito cujo PhotoShop e não conseguiram.

Ai, esta é pra ficar registrado, no livro de feitos do Mister Rei, amigo, irmão, sócio e maluco beleza.



Jefferson João Amado
PRAXYS Produtora Web
www.praxys.com.br


Conheça também:
www.oeditor.com.br
www.marketingv8.com.br
www.trilogica.com.br
www.praxys.com.br/oguardiao
www.reinaldosantos.com.br
.
.
.