quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Nova Vida, Novo Nome

Por Dayse Espíndola

Se quando os chineses se aventuram no Ocidente recebem um novo nome (Sofia, Vicky, Leo, Heather, etc), com os ocidentais na China não poderia ser diferente.
Hoje fui "batizada" com meu novo nome chinês.
Já tinha tido um nome oriental antes, dado pela minha professora de mandarim em São Paulo.
Mas decidi abandonar o "Dashi" e ter um nome legitimamente da China !
Algo que representasse esse momento.

̦˿ .
Esse é meu nome em chinês.
Lê-se "Tai si".
Nos próximos 3 ou 4 anos, é assim que vou ser conhecida.
Nas chamadas, pelos colegas de classe e até pelo governo chinês !
Todas as vezes que tiver que assinar algum documento, coloco meu nome igual ao do passaporte e, na sequência, ̦˿.

Os nomes escolhidos podem ter relação sonora com o original ou algum significado.
É por isso que os professores podem demorar até um mês para escolhê-lo.
Até conhecerem mais da personalidade do aluno.
Tive sorte.
"Tai si" até lembra Dayse.
E seu ideograma tem relação com a literatura chinesa clássica.
Segundo a professora, significa que minha vida é um grande livro, cheio de histórias interessantes.
Tomara !
De qualquer forma, estou adorando o capítulo ting ling !

Nenhum comentário: