domingo, 3 de agosto de 2008

A Primeira Vez Do Sanchez


Conforme o prometido, lá vamos nós.
E para retomar a coluna nada melhor do que um dos mais Migrantes de todos os Migrantes Digitais que eu conheço ...

Sanchez, JMC.
É assim que ele assina seus trabalhos.
Mas para os amigos - virtuais ou pessoais - ele é apenas o Sanchez.
Bom de papo e de idéias.
Espanhol, nascido em Sevilha, hoje em dia mora em Floripa.
Por 10 anos foi diretor-executivo do Banco Real.
Em 95, um belo dia, como diz a música , resolveu mudar e fazer tudo que queria fazer ...
Abriu uma empresa de consultoria em Marketing e Produtividade Humana.
Em 97, fez história na internet brasileira.
Criou o Zeek, vendido para a Starmedia em 98.
Na sequência lançou o Imais, primeiro projeto brasileiro a desenvolver modelo de Sindications Marketing usando o Double Click para a publicidade online.
Em 2002 fundou a Bizplace, empresa que ajuda empresas a se posicionar na web.
Com vocês, mais digital impossível, a PRIMEIRA VEZ do Sanchez.

... PRIMEIRA VEZ NA INTERNET ...
... um colega do Banco me atentou para uma nova tecnologia chamada internet mas em princípio não dei muita bola, tava em outra, tinha acabado de sair do Banco, em BH, e fundado uma empresa de Consultoria e estava envolvido com um projeto de Marketing para o Minas Tênis Clube ... na verdade achei um negócio meio chato ... parecia uma extensão do Videotexto da Telesp que eu já conhecia por ter relacionamento com quem desenvolveu o sistema, a Digitel de Porto Alegre.

... EM QUE ANO ...
... isso foi pelos idos de 1995 e em 1996, com mais calma, e querendo atualizar minha pesquisa sobre modelos de distribuição, em especial, franchising, resolvi assinar a dita cuja ... comprei uma máquina mais poderosa e ao iniciar minha pesquisa, entrei em choque ...

... A SENSAÇÃO ...
... viajei pelo planeta virtualmente, achando um vasto material sobre franchising e, acreditem, consegui mais material sobre o sistema do que conseguira em três anos, um ano antes ... me encantei. mesmo que a internet daquela época nao fosse toda essa maravilha ... cheguei à conclusão que eu tinha que entrar naquele negócio e fiquei sócio do meu colega, transformando o hobby dele, numa empresa. assim nasceu o ACHEI que depois virou ZEEK e foi um dos 5 cases mais legais da internet brasileira dos primeiros tempos (junto com Cadê, UOL, ZÁS (que depois virou TERRA) e Mandic ...

... QUANTOS ANOS ...
... eu estava em plena crise dos quarenta ...rs. tinha decidido sair do Banco e recuperar o leme do meu barco e a Internet surgiu como um forte ponto de apoio ... além de um imenso desafio para quem como eu, sempre foi fascinado por informação ...

... O PRIMEIRO E-MAIL ...
... era Sanchez. o nome no e-mail ainda uso mas o provedor ... já era! estava em BH e um dos primeiros provedores por lá foi o do Banco Rural, meu primeiro provedor ...

... QUANTAS CONTAS DE E-MAILS ATÉ HOJE ...
... na verdade me lembro de todas, que foram pela ordem ... B.Rural, Internetcom, Bol, Hotmail, Achei, Zeek, Imais, Matrix, .condominio, indusplace, Bizplace, divinanatureza, scexperience e gmail (os 4 últimos ainda utilizo, alem do hotmail) ...

... LEMBRA DO ALTAVISTA ...
... como não lembraria ... ele foi uma espécie de Google dos primeiros tempos da web. a gente no Zeek tinha um dos melhores mecanismos de busca do Mundo naquela época e, como o número de resultados no Brasil ainda eram pequenos, a gente buscava resultados adicionais no Altavista, um reforço considerável ...

.. E DO ICQ ...
... na minha tchurma não há quem não se lembre do ICQ, na verdade derivado de I seek you, ou seja, eu procuro você que foi o precursor da tecnologia de mensagens instantâneas no mundo. ficou tão importante como tecnologia de estabelecer relacionamentos que foi imitado a seguir por gente muito poderosa, como a Microsoft com seu Hotmail. praticamente todos os meus contatos usavam ICQ e eu utilizei por alguns anos até substituí-lo pelo MSN ...

... PRIMEIRA VEZ NO GOOGLE ...
... lembro sim. foi em meados de 1997. li uma matéria sobre uns garotos da Universidade de Stanford que tinham descolado uma grana (U$100 mil) para fazer um sistema de buscas baseado em rankeamento de páginas, o que significava indexar um número enorme de páginas, algo quase inacreditável. na matéria tinha o endereço de uma versão Beta do serviço e eu fui direto ver do que se tratava. não parecia nada muito diferente do Altavista ou Infoseek, que a gente gostava bastante. ou do Yahoo que nos inspirou nos primeiros momentos do Zeek. mas fazia sentido o que os caras tavam falando e o projeto deles não era muito diferente do nosso. resolvemos acompanhar a evolução do projeto e ele foi ficando mais e mais legal a cada dia até se tornar o que todos sabem hoje ...

... E NO SKYPE ...
... também conheci como um Beta e logo aderi e passei a utilizar (como sempre faço com tecnologias emergentes) a partir de 2003, ano em que o serviço foi lançado. era mesmo uma questão de tempo para que surgisse um serviço dessa natureza pois a tecnologia IP já se propagava pelo planeta. o legal é que ele trouxe um modelo bem legal com boa parte dos serviços gratuitos e outros pagos, de tal forma a oferecer serviços pra todo gosto. por incorporar também chat, tomou e deverá continuar a tomar usuarios do MSN ...

... QUEM TE CONVIDOU PRO ORKUT ...
... foi meu amigo Reinaldo (o Rei), um cara sensacional que trabalhou comigo e mesmo depois que perdermos contato físico, nunca deixamos de estar ligados virtualmente. ainda hoje trocamos muitas figuras sobre coisas legais que surgem na rede, web 2.0 e pra onda o vento sopra na web ...

8 comentários:

Anônimo disse...

Querida Guta,
Nada mais logico que eu passe por aqui pra te abracar e parabenizar pelo excelente trabalho no "Migrante Digital". Fiquei feliz em participar e esteja certa...serei assiduo.

Beijos,

San

Harry Fockink disse...

Então até um vetereno como o Sanches, que parecia ter "nascido" junto com a internet teve sua primeira vez...

Reinaldo Luz Santos disse...

Conhecer um pouco sobre "a primeira vez" de feras como o Sanchez é bem legal hein! Que grande idéia Guta!
Meu caro amigo San, não só é um veterano, como citou Harry mais acima, como ajudou a modelar os negócios na web e me apresentou uma nova visão dos recursos da internet. Lembro bem quando ouvia dele - a anos atrás - preceitos que viriam ser realidade só anos mais tarde! Grande San!! Valeu por compartilhar "sua primeira vez" conosco! =)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

AhaHá!
E eu que pensei que já era experiente!! :) Muito legal a ideia, vou ver as outras primeiras vezes.
valeu pela dica rei
Angela

Stephanie Jhouline disse...

Pessoal, voces estao em todas hein! Acho que conheci o Sanchez a muito tempo em alguma festa da praxys.
Legal a entrevista, jogo rápido e divertida. lembrei de muita coisa, mas confesso que nao conheco algumas.. icq só conheço de lenda! rsrs mas valeu, muito bom!!
Stephanie (Teté)

Unknown disse...

Ola,eu como irmã mais velha do San, adorei a entrevista de sua primeira vez, sou, e sempre serei muito orgulhosa do meu "mano". Realmente ele é um cara inteligente e divertido e de muitos amigos, mas eu sou suspeita pra falar isso, pois sempre o admirei muito.
Parabens Guta, Bj.

Fernanda

Unknown disse...

Sanchez, parabéns pela sua história, o Reinaldo sempre cita você como modelo de sabedoria e nas formas que você utiliza para empregar bons conhecimentos e valores a tudo que se pré dispõe a fazer.

Parabéns e cada vez mais, sucesso!