domingo, 23 de novembro de 2008

A Primeira Vez Da Raquel Recuero

Ela é jornalista, pesquisadora e professora da Universidade Católica de Pelotas.
Raquel Recuero é referência no Brasil em comunidades virtuais e redes sociais.
Foi consultora do Google Inc. em pesquisa sobre nossas redes.
Sua tese de doutorado abordou o Fotolog.com.
Tem projetos acadêmicos sobre o Orkut, os blogs e a influência dos blogs no jornalismo.
Este ano orientou, entre outros trabalhos, um TCC sobre Twitter & Jornalismo.
Pois é.
Raquel faz parte de uma categoria muito especial de migrantes digitais.
Por isso, com vocês, a primeira vez de quem não só migrou, como ainda acumulou uma respeitável bagagem acadêmica.

... PRIMEIRA VEZ NA INTERNET...
... acho que foi na universidade, em 1995. eu costumava passar as tarde no laboratório fazendo trabalhos e aprendendo a Internet, quando recém tinha começado o curso. :D também usava em casa, a partir de 1995 com o acesso da universidade (tecnicamente era só para os alunos) e, depois, com uma conta pessoal quando os primeiros provedores privados começaram a aparecer.

... PRIMEIRO E-MAIL...
... não me lembro mais do meu primeiro email. mas meu nome de usuário ainda uso sim. :)...

... PRIMEIRO PROVEDOR...
... eu usava o provedor da universidade, o Atlas...

... QUANTAS CONTAS DE E-MAILS ATÉ HOJE ?...
... hmmm... umas 5, eu acho...

... LEMBRA DO ALTAVISTA ? E DO ICQ ?...
.. sim, claro. ICQ ainda uso e usei muitos outros sistemas de busca antes do Altavista...

... PRIMEIRA VEZ NO GOOGLE...
... 1998. demorei pra entender aquele "estou com sorte"...

... E NO SKYPE...
... odeio, uso pouquíssimo...

... QUEM TE CONVIDOU PRO ORKUT?...
... um amigo que morava em Campinas e estudava na Unicamp, em fevereiro de 2004...

... TEM BLOG?...
... sim, http://www.pontomidia.com.br/raquel . meu primeiro blog fiz no blogger aí pelo final de 2001. depois, já no início de 2002, criei outro para a minha tese, pois queria pesquisar o assunto. esse virou meu blog oficial, que depois passou pra Pontomidia, junto com outros blogs de outros amigos meus...

Já bloguei mas não custa repetir.
Quem precisar de bibliografia sobre blogs no Brasil pode consultar uma compilação de trabalhos acadêmicos que a Raquel Recuero mantém no pontomidia.

Nenhum comentário: