terça-feira, 11 de novembro de 2008

É Proibido O Uso De Notebooks

Fui a um evento hoje que proíbe o uso de notebooks durante as palestras.
Ontem, no Twitter, alguém já tinha avisado.
Não acreditei.
Achei que era exigência exclusiva de algum palestrante internacional preocupadíssimo com seus direitos autorais e de imagem.
Mas não é que era verdade?
Hoje, também numa palestra internacional, o uso de notebooks foi novamente proibido.
Resultado.
Tive que anotar duas horas de palestra à mão para perder depois mais tempo ainda digitando tudo para redigir um report.
Poupando a todos da minha indignação com a perda de tempo - o qual não tenho sobrando - digo apenas que passei boa parte da palestra excomungando a organização e fazendo as seguintes anotações mentais, já que as mãos estavam ocupadas com outras anotações.

"Aos Prezados Senhores Organizadores de Eventos,
Hoje em dia um evento que se preze e que queira ser reconhecido como dinâmico e de ponta NÃO PODE NÃO DISPONIBILIZAR UMA REDE WI-FI.
É simples.
Redes wi-fi, além de deixar os participantes felizes e à vontade para satisfazer suas carências de orkut, msn, twitter, facebook, whatever, permitem que seu evento se multiplique instantaneamente.
É saudável.
E, pelo amor de Deus, não me venham falar de questão de segurança de rede.
Isso é velho.
Se quiserem posso recomendar aos senhores várias boas empresas de TI.
É peixe pequeno para elas.
O segundo conselho vem a ser a questão do uso de notebooks durante as palestras.
Se, por ventura, algum convidado internacional - ou algum nacional equivocado - exigir por contrato que não se use notebooks, por favor expliquem o motivo.
É para que não se gravem imagens com as câmeras que hoje em dia a maioria deles tem embutidas?
Se for isso, por favor observem que celulares, ainda que em modo vibracall, também filmam, hein!?
É porque a luz emitida pelas telas incomoda o participante ao lado?
Já fui a um workshop em que o casal atrás de mim bufava alegando que a luz da tela do meu pobre MacBookizinho incomodava as devidas retinas deles.
Poupo vocês da minha resposta.
Foi grosseira.
É porque tem gente que espanca as teclas, gerando um sonido insuportável para as pessoas zen?
As estressadas nem reparam.
É porque tem gente que não abaixa o volume e todo mundo fica ouvindo os plings e plongs do gtalk e do msn?
Voltando à proibição, insisto.
Nunca, senhores organizadores, jamais, deixem de dar ao público uma boa razão pela qual uma pessoa não pode digitar em seu notebook durante uma palestra.
Com certeza, seu evento será melhor apreciado.
Inteiramente à disposição para outros conselhos,
Guta Nascimento"

Nenhum comentário: