Mais uma vez, nós, macmaniacs, somos vítimas de preconceito, discriminação, preterição.
Humpf !
A NBC anunciou esta semana que começa a testar em outubro, e deve estrear em novembro, seu novo serviço, o NBC Direct.
Através dele os consumidores poderão baixar os programas mais populares da rede em seus computadores e assisti-los até uma semana depois deles terem ido ao ar.
A emissora já tem vários programas com exibição online.
Mas a novidade é que agora os espectadores poderão guardar os programas por mais tempo.
Tudo de graça.
Também será possível fazer assinaturas - e assim garantir o download toda semana.
Só que tudo isso apenas para PCs com sistema operacional Windows (grrrr!)
Só mais pra frente, diz a rede, é que o serviço estará disponível para Macs e iPods.
Óbvio que é mais um round da briga NBC Universal x Steve Jobs.
Tudo bem.
Até parece que alguém vai jogar fora seu Mac pra comprar uma carroça PC (desculpem aí, hein, amigos pczeiros) pra ver Heroes, The Office e Jay Leno.
Ou vai ?
Credo !
Bom, mas tá na cara que o projeto é mais um exemplo de como as redes estão assimilando a perda de telespectadores para a web.
O presidente da NBC Universal Television Group, Jeff Gaspin, é taxativo:
"A transferência do poder de escolha dos programas dos programadores para os espectadores é a maior mudançå no media business nos últimos 25 ou 30 anos."
Como sempre, do ponto de vista dos consumidores, nem tudo que reluz é ouro.
Os americanos poderão até baixar seus programas favoritos para assistir quando quiserem nessa semaninha.
Mas continuarão tendo que engolir os comerciais.
Uma ferramenta não vai deixar que eles sejam 'skipados'.
Pirataria também não rola.
Não será possível transferir o arquivo para um disco ou para outro computador.
Depois de uma semana, tchuf !
O arquivo se auto-destrói.
'Vai ser tipo Missão Impossível, só que sem explosão ou fumaça' disse ao New York Times, todo engraçadinho, o presidente da NBC.
Mas, puxa, que curioso.
Lá pra meados de 2008, quando os caras conseguirem uma plataforma segura pra pagamento via cartão de crédito, os consumidores poderão pagar uma taxa para poder transferir os arquivos para outros equipamentos.
A terceira fase é disponibilizar o que já está à disposição no - agora inimigo - iTunes.
Pra quem não acompanha a briga, a NBC tirou seus programas do iTunes porque não concorda com o preço de $1.99 pago pelos programas mais populares, tipo The Office.
Queria cobrar $ 4.99.
Há quem diga que a briga não é por dinheiro, ra ra, e sim por questões de pirataria.
A NBC acusa o iTunes de não investir em segurança anti-cópia e alardeia que a indústria da música, por exemplo, foi devastada pela troca livre de arquivos, facilitada, segundo eles, em boa parte pelo iTunes.
Até parece ...
Quantas pessoas você conhece que muito antes de terem iTunes usavam Kazaa, Napster e afins ?
Eu hein !
A matéria completa você pode ler no NYT.
sábado, 22 de setembro de 2007
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