terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Ainda Nesta Terça III

E eu que achava que as conversas de fim-do-dia iam ser os indicados ao Oscar ...
Mas já que saíram as indicações, posto aqui os palpites de Ana Cláudia Paixão.
Eu, triste com a morte de Heath Ledger, e extremamente contrariada pela não-indicação de Sean Penn ao Oscar de Melhor Diretor, deixo para depois meus comentários.
Só vou adiantando que se Hal Holbrook não levar por Melhor Coadjuvante em Into The Wild, paro de assistir ao Oscar.
Não vi os outros atores indicados mas meu coração está com Hal, porque ele está incrivelmente bem num papel de poucas falas mas de uma grandiosidade que poucos atores conseguem.
Também vou torcer pelo roteiro de Escafandro.
E Cate Blanchet, claro, é o Melhor Bob Dylan de todos os tempos.
Aliás se o mundo acabasse e eu tivesse que escolher entre ficar com Bob Dylan na eternidade ou com Cate Blanchett fazendo o papel de Bob Dylan, ficava com ela.
Bob é muito mala !

Por Ana Claudia Paixão
Melhor Filme
Desejo e Reparação - barbada... o filme de época do ano.
Muito bonito e predileto da crítica, mas de um diretor muito jovem...
Com chances, mas não sei não...
Juno - escrevi uma crítica positiva sobre este filme que é uma graça para a revista Pipoca Moderna, mas eu acho que ser indicado a Oscar is a ´bit too much´.
Vale pelo talento do diretor...
Michael Clayton - ainda não vi! mas não entendi nada no trailer...
No Country for Old Men - Irmãos Cohen... sempre bom!
E tem Javier Bardem...
There Will Be Blood - Tenho minha suspeita que leva de filme também... a atuação do Daniel Day Lewis tem sido coletora de prêmios e acho que impulsiona esta categoria...


Melhor Ator
George Clooney, Michael Clayton - Daqui para a frente, uma vez que ganhou, é bem provável que implaque outras indicações.
Remota possibilidade de vitória este ano, ´though´.
Daniel Day-Lewis, There Will Be Blood - Vencedor garantido da categoria.
Quer dizer... hehehe.
Johnny Depp, Sweeney Todd The Demon Barber of Fleet Street - Até ganhar um dia, que acredito estar mais próximo, vai emplacar outras indicações.
Tommy Lee Jones, In the Valley of Elah - Eu vi o filme, é mais uma atuação carrancuda e monossilábica, mas espetacular.
Acho pouco provável que os americanos dêem um prêmio por um papel que critica duramente a guerra do Afeganistão...
Viggo Mortensen, Eastern Promises - Não vi ainda, não acho Viggo versátil e não me agradou o sotaque russo que ouvi no trailer, mas simpatizo com ele e acho que foi bem nos três O Senhor dos Anéis... a indicação já é prêmio para ele.


Melhor Atriz
Cate Blanchett, Elizabeth: The Golden Age - Para mim tem ela e Meryl Streep... depois Laura Linney... e o resto... mas mais uma vez, com o mesmo papel, vai acabar perdendo para outra. Neste caso, dizem que sem chances: Julie Christie.
Julie Christie, Away from Her - Adoro Julie Christie e não vi o filme mas que a atuação dela como uma mulher lutando contra o mal de Alzeihmer está desafiando o vocabulário de adjetivos positivos para uma interpretação.
É dela.
Marion Cotillard, La Vie en Rose - A minha opinião sobre o trabalho de Cotillard já coloquei no Migrante.
O problema é que dizem que Julie Christie está melhor... senão, nem teria Cate Blanchett este ano... Cotillard foi Piaf, não interpretou.
A indicação é prêmio.
Laura Linney, The Savages - Não vi, mas tenho certeza que se foi indicada é porque está maravilhosa.
Mas sem chances.
Ellen Page, Juno - Apesar de estar bem em Juno esta indicação é excessiva, quase uma temeridade.
Espero que não estraguem a carreira dela com tanta expectativa...


Melhor Ator Coadjuvante
Casey Affleck, The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford - Na minha opinião, o provável vencedor.
Se ganhar, não terá sido injusto porque o trabalho é fenomemal mas... tem Javier Bardem
Javier Bardem, No Country for Old Men - Eu amo Javier Bardem e acho ele sempre sobrando em qualquer categoria.
Tem chance...
Hal Holbrook, Into the Wild - Não vi o filme, mas é o ator veterano que todo ano esta categoria acaba "homenageando" com uma indicação.
Philip Seymour Hoffman, Charlie Wilson's War - Um amigo viu e disse que mais uma vez arrasa.
Mas já levou e há pouco tempo, acho difícil repetir a dose tão cedo...
Tom Wilkinson , Michael Clayton - Se não me engano é a segunda indicação ao Oscar... sempre excelente, mas com poucas chances...


Melhor Atriz Coadjuvante
Cate Blanchett, I'm Not There - A vencedora do ano.
Sem dúvidas.
Ruby Dee, American Gangster - Não me chamou a atenção no filme nem para esta indicação...
Saoirse Ronan, Atonement - Muito, muito bem.
A única do elenco a ser indicada, mas sem a menor possibilidade de "ameaçar" La Blanchett.
Amy Ryan, Gone Baby Gone - Não vi o filme ainda...
Tilda Swinton, Michael Clayton - Sempre espetacular, mas não tira de La Blanchett


Melhor Diretor
Julian Schnabel, The Diving Bell and the Butterfly - Ele é badalado, mas não deve levar...
Jason Reitman, Juno - Acho ele ultra talentoso e certamente será vencedor... mas não este ano...
Tony Gilroy, Michael Clayton - Quietinho, quietinho, o filme dele emplacou todas as principais categorias por isso não dá para descartá-lo...
Joel Coen and Ethan Coen, No Country for Old Men - Na minha opinião, vão levar...
Paul Thomas Anderson, There Will Be Blood - Por conta do trabalho fenomenal de Daniel Day Lewis ele tem muita chance... só não sei se mais do que os irmãos Cohen...


Melhor Roteiro Original
Diablo Cody, Juno - A história não é novidade, embora amarrada com charme... não deve ganhar.
Nancy Oliver, Lars and the Real Girl - Não vi, não sei...
Tony Gilroy, Michael Clayton - Como diretor não deve ser dele, acho que esta categoria é quase garantida.
Ratatouille (written by Brad Bird; story by Jan Pinkava, Jim Capobianco, Brad Bird)- Achei esta indicação algo beirando o bizarro... sorry fãs do filme...
Tamara Jenkins, The Savages - Não vi ainda...


Melhor Roteiro Adaptado
Christopher Hampton, Desejo e Reparação - Barbada da categoria...
Sarah Polley, Away from Her - Sarah Polley é uma atriz querida da crítica, se saiu bem dirigindo este filme mas como Desejo e Reparação está concorrendo a "poucos" Oscar, não deve ganhar.
Este ano.
Ronald Harwood, The Diving Bell and the Butterfly - Não vi, mas é de Christopher Hampton...
Joel Coen and Ethan Coen, No Country for Old Men - Os irmãos levam de melhor filme e/ou diretor, mas não roteiro.
Paul Thomas Anderson, There Will Be Blood - Já venceu antes nesta categoria e este ano a concorrência está mais do que complicada... não vejo ganhando...

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Guta

Pra mim, q estava totalmente por fora de Oscar, como há muito tempo não ficava, foi ótimo ver aqui os indicados, e uma delícia ler os seus comentários.
Beijocas,
Bia.