
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Sei Lá

Depois, por que não um croissant?
Cinammon roll talvez.
Nhé.
É um dos meus lugares favoritos do Universo.
O Pólo Norte de Marte.
Em foto 3-D, montada pela Nasa, em 1999.
As imagens foram geradas pelo MOLA, que vem a ser o Mars Orbiter Laser Altimeter, um instrumento carregado carinhosamente a bordo da valente sondazinha Mars Global Surveyor.
Wall-eeeeee.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Obama & Slumdogs
Obama viu Slumdog Millionaire.
E adorou.
Disse que se lembrou de quando viveu em Jacarta, onde morou dos 6 aos 10 anos.
Não assistiu ao Oscar porque a Casa Branca estava cheia de governadores reunidos para um jantar.
Quem conta é Katie Couric, blogando no site da CBS.
Pena.
Se Obama tivesse assistido, aposto que ia fazer que nem a gente.
Cantar 'Jai Ho'.
E adorou.
Disse que se lembrou de quando viveu em Jacarta, onde morou dos 6 aos 10 anos.
Não assistiu ao Oscar porque a Casa Branca estava cheia de governadores reunidos para um jantar.
Quem conta é Katie Couric, blogando no site da CBS.
Pena.
Se Obama tivesse assistido, aposto que ia fazer que nem a gente.
Cantar 'Jai Ho'.
E Feliz Aniversário

Edward James Olmos.
Almirante Adama.
O maior comandante que o universo sci-fi já viu.
Aos 62 anos, Olmos nada de braçada em Battlestar Galactica.
Série cultuada por 7 em cada 10 geeks de Sillicon Valley.
I'm a fan.
De BSG & Edward James Olmos.
O capitão que me fez esquecer Kirk & Picard.
Não é pouca coisa não.
Mirem-se No Exemplo Dessas Mulheres...

Aos 71 anos, blogueira e twitteira.
Sim, após sete décadas de muita coisa, a superstar decidiu fazer blog e aprendeu a twittar.
E quer saber?
O blog dela é legal pacas.
Janefonda.com.
Simples, bonito e bem interessante.
É claro que ela contratou alguém para desenvolver layout, uploadar material, desenvolver colunas etc.
Em princípio é um site.
Mais o zeitgeist de um blog está lá.
Assim sendo, Jane, como todos nós, vai contando seu dia a dia.
Seus resfriados, sua agenda, sua volta à Broadway 46 anos depois, os amigos que vão visitá-la no camarim após a apresentação.
Ontem, assim como metade da nação blogueira, ela blogou sobre ... Slumdog.
Mas por ser Jane Fonda sempre há um quê a mais.
Jane blogou sobre o filho ter trabalhado num filme anterior de Danny Boyle.
E assim vai indo.
Tudo que ela conta acaba sendo interessante .
Afinal, ninguém é Jane Fonda impunemente.
As fotos que ela escolheu são lindas.
Algumas históricas.
Há ainda vídeos dos anos 70, flilipetas de trabalhos antigos.
Dá para ficar horas viajando no tempo e relembrando uma Jane Fonda ativista, corajosa pra cacete, militante dos 60 & 70's.
Os maridos estão todos lá.
Assim como o pai, os filhos, neto, a malhação, as antigas - e as novas - causas.
Jane Fonda é moderna pra caramba.
Só alguém muito antenado com seu tempo pegaria a mão tão bem assim.
No domingo ela blogou que iria ao The View, show da sista Barbara Walters, na ABC.
À tarde o site de Jane já disponibilizava a entrevista.
Dá para ver aqui.
De cara, a mais bobinha das apresentadoras pergunta se ela participa mesmo do blog [insinuando a verdade de que a maioria das celebrities contrata alguém e nem tchufs].
'Você nunca leu meu blog, não é?', pergunta Jane do alto de sua cultivada superioridade.
Não.
A mocinha não leu.
E quando a tonta resolve perguntar, 'Mas para quem você escreve?'.
Jane suspira, encolhe os ombros com enfado, e responde, entre outros muxoxos, '... para a blogosfera ...'
Eu rolei de rir.
No twitter ela também manda muito bem.
Aliás, o mais surpreeendente do twitter é ver que algumas estrelas de Hollywood realmente sabem escrever.
Amazing.
A home dela é descolada, com uma foto super estilosa da fachada do Eugene O'Neill, teatro onde ela está em cartaz, em NY.
htt://twitter.com/Janefonda.
Na noite do Oscar, Jane twittou igualzinho a nós.
Usa # hashtags e tudo.
Taí.
Jane Fonda.
71 anos.
Blogando & twittando.
Keep it rollin', babe.
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Todo Poder Ao

Consumidor.
Que mais uma vez venceu.
Tá vendo a embalagem nova do suco de laranja Tropicana aí em cima?
Pois a PepsiCo, dona do suco, deve anunciar ainda hoje o fim dessa embalagem que eles inventaram em janeiro.
Em março volta a embalagem tradicional.
E a que se deve tal gesto?
À gritaria do consumidor.
Que se indignou com o abandono da velha laranja-símbolo em prol de um suposto contemporâneo layout.
'Queremos nossa laranja de volta.'
'E o nosso canudinho.'
Espernearam.
Em e-mails e ligações ao SAC.
'Feia', 'Estúpida', 'Genérica', 'Marca de Supermercado', foram alguns dos nomes dados à nova imagem.
'Esse pessoal de design de embalagem compra suco de laranja?', reclamou alguém.
E ainda teve gente que chiou da nova embalagem dificultar distinguir a marca Tropicana das outras.
Pois é.
Antigamente demorava para cair a ficha de uma empresa de que os consumidores não tinham gostado de alguma mudança no produto.
Agora não.
O mundo ficou online.
A velha laranja está de volta.
Mais sobre o imbroglio no NYT.

E O Oscar Foi
No Twitter, claro.
Eu torci passionalmente para Slumdog Millionaire.
Um slumdog filme.
Perdeu estúdio antes da estreia [ops, reforma].
Quase que pulava o cinema e ia direto para o vídeo.
Triunfo mais hollywoodiano impossível.
No mais gosto mesmo é de entender as bilheterias.
The Curious Case of Benjamin Button [nomeado em treze categorias, levou três delas] já faturou 176 milhões de dólares mundo afora.
Só que custou 150 milhões.
Noves fora, pouco lucro.
Rindo mesmo está a Warner.
Somando tudo o Cavaleiro das Trevas faturou 1 bilhão de dólares.
Tudo, quer dizer, sem contar o DVD.
Onde serão outros quinhentos [só expressão, tá?]
Os queridinhos The Reader/O Leitor, Milk e Vicky Cristina Barcelona, foram solenemente ignorados na bilheteria americana.
Sucesso só mesmo de crítica.
The Reader conseguiu angariar até agora 23.2 milhões.
Milk, 28.2 milhões.
E Vicky tá indo para DVD com apenas 23 milhões na conta.
Nã adianta.
Americano gosta mesmo é de blockbuster.
Eu torci passionalmente para Slumdog Millionaire.
Um slumdog filme.
Perdeu estúdio antes da estreia [ops, reforma].
Quase que pulava o cinema e ia direto para o vídeo.
Triunfo mais hollywoodiano impossível.
No mais gosto mesmo é de entender as bilheterias.
The Curious Case of Benjamin Button [nomeado em treze categorias, levou três delas] já faturou 176 milhões de dólares mundo afora.
Só que custou 150 milhões.
Noves fora, pouco lucro.
Rindo mesmo está a Warner.
Somando tudo o Cavaleiro das Trevas faturou 1 bilhão de dólares.
Tudo, quer dizer, sem contar o DVD.
Onde serão outros quinhentos [só expressão, tá?]
Os queridinhos The Reader/O Leitor, Milk e Vicky Cristina Barcelona, foram solenemente ignorados na bilheteria americana.
Sucesso só mesmo de crítica.
The Reader conseguiu angariar até agora 23.2 milhões.
Milk, 28.2 milhões.
E Vicky tá indo para DVD com apenas 23 milhões na conta.
Nã adianta.
Americano gosta mesmo é de blockbuster.
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Todo Mundo Mais Velho Hoje
Alôrr
Diz o IBGE que já somos 193 milhões de brazuqueiros.
Diz a Anatel, com 151,9 milhões de celulares ativos.
Só em janeiro foram 1,3 milhão de novas habilitações.
E quanto dá para cada um?
79,8 celulares para cada 100 habitantes.
Quem tem mais?
O Distrito Federal.
Onde há mais de um aparelho para cada habitante.
Vai entender.
E como falamos?
Falamos pré-pago.
81,59%.
Só 18,41% de nós falamos pós-pago.
E quem lucra com isso?
Em primeiro lugar, a Vivo - com 29,81% de nossas contas.
Em segundo, a Claro - 25,73%.
Depois a TIM - 24,06%.
Por último a Oi - 20,03% incluindo a Brasil Telecom comprada ano passado.
E o 3G?
Ih, esse ainda é piá.
Com um ano de vida, tem apenas 1,98 milhão de usuários.
Por aqui quem reina é o GSM - 135,5 milhões de clientes.
CDMA tem apenas 12,3 milhões.
.
Diz a Anatel, com 151,9 milhões de celulares ativos.
Só em janeiro foram 1,3 milhão de novas habilitações.
E quanto dá para cada um?
79,8 celulares para cada 100 habitantes.
Quem tem mais?
O Distrito Federal.
Onde há mais de um aparelho para cada habitante.
Vai entender.
E como falamos?
Falamos pré-pago.
81,59%.
Só 18,41% de nós falamos pós-pago.
E quem lucra com isso?
Em primeiro lugar, a Vivo - com 29,81% de nossas contas.
Em segundo, a Claro - 25,73%.
Depois a TIM - 24,06%.
Por último a Oi - 20,03% incluindo a Brasil Telecom comprada ano passado.
E o 3G?
Ih, esse ainda é piá.
Com um ano de vida, tem apenas 1,98 milhão de usuários.
Por aqui quem reina é o GSM - 135,5 milhões de clientes.
CDMA tem apenas 12,3 milhões.
.
Entre o MIT e O Timor

Ok.
O TED foi incrível.
Os meninos do MIT subiram lá e mostraram o mais incrível Wearable Computer que nós já tínhamos visto.
Tudo que Bill Gates tinha dito ao Charlie Rose foi provado.
Qualquer superfície será uma tela.
A rede estará ao nosso redor.
Anywhere. Everywhere.
E por 350 dólares.
O suficiente para uma webcam baratinha, um smartphone wifi e um mini-projetor.
Simples.
O futuro já é passado.
Basta Ver para Crer.
TED na Califórnia.
Mobile World Congress em Barcelona.
Thumbs up, brothers.
Mas aí vem o Global Voices.
Para nos acordar de ressaca.
Timor: 9 anos de internet, só um ISP e um grande abismo digital.
Choque de realidade.
O primeiro computador só chegou ao Timor Leste no início dos anos 90.
A primeira conexão com a internet foi estabelecida em 2 de fevereiro de 2000, graças à UNPD, o povo da ONU.
O país mais pobre da Ásia.
40% da população pobre e desempregada.
Até 2004 só o governo tinha computadores.
Mil.
Apenas 70 deles com conexão à internet.
Hoje a Universidade Federal de Timor Leste já tem.
56Kbps de conexão.
Só 40 computadores ligados.
Conta de três mil dólares por mês.
O governo do Timor tem 13 Mbps de banda para acesso ao exterior.
6Mbps para uso do governo.
7Mbps para o resto do país.
Na sua casa sua banda é de quanto?
Dois? Quatro?
Em 2006, alvíssaras.
No país de 1 milhão e 100 mil habitantes, 1.200 usuários.
Conexão ruim.
Lenta.
Sofrida.
Um esforço de tempo.
Trinta segundos para entrar uma senha.
Mas ainda assim, olha que legal.
Aos poucos vai crescendo o número de sites em tetum, língua nativa.
E por que Timor precisa diminuir este abismo?
Por vários e imprescindíveis motivos.
Porém.
Mais do que para que o Timor conheça o mundo.
Para que o mundo conheça mais o Timor.
Um país tão bonito quanto instável - uma gente tão alegre quanto sofrida.
Em 2006, durante os conflitos que deixaram mortos espalhados pelas ruas, apenas um site mantinha informações sobre as ações.
O Suara Timor Lorosae, hoje, infelizmente, inativo.
Entre o Sexto Sentido de Massachusetts e o sudeste da Ásia, abismos como esses podem ser redimidos.
A África está aí para provar.
Eu, por exemplo, já entrei numa lanhouse na fronteira do Congo com a Ruanda e li o Uol Notícias.
Se a África pode, o Timor também pode.
Vale a pena ler o artigo de Sara Moreira, de onde retirei as informações postadas aqui.
O link é esse.
E vamos combinar.
Toda vez que o mundo estiver girando rápido demais, é hora de dar uma passadinha no Global Voices.
Afinal, a Terra tem que girar para todos.
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Nossa
Quanto tempo sem blogar!
Culpa da viagem?
Não.
Culpa do Twitter.
Afinal, todos nós estamos twittando mais e blogando menos, não?
Microblogging, definitivamente, é um novo capítulo da webstória.
Afinal, como resistir a acompanhar um almoço de Neil Gaiman com Neil Jordan, contado por um deles em pessoa.
Fiquei sabendo que os dois comeram peixe.
E que conversaram sobre o roteiro que Neil Jordan está fazendo para The Graveyard Book.
Gaiman adorou.
Mais sharing impossível.
Culpa da viagem?
Não.
Culpa do Twitter.
Afinal, todos nós estamos twittando mais e blogando menos, não?
Microblogging, definitivamente, é um novo capítulo da webstória.
Afinal, como resistir a acompanhar um almoço de Neil Gaiman com Neil Jordan, contado por um deles em pessoa.
Fiquei sabendo que os dois comeram peixe.
E que conversaram sobre o roteiro que Neil Jordan está fazendo para The Graveyard Book.
Gaiman adorou.
Mais sharing impossível.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Aêêê
Facebook recuou..
Hoje todo mundo acordou com aviso na página.
Voltaram ao antigo Terms of Service.
Enquanto pensam.
Valeu a pena cornetearmos.
Abuso TEM limite.
Hoje todo mundo acordou com aviso na página.
Voltaram ao antigo Terms of Service.
Enquanto pensam.
Valeu a pena cornetearmos.
Abuso TEM limite.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Agora Animou
Também conhecido como 'O Bicho Irá Pegar'.
O EPIC - Electronic Privacy Information Center - instituição pública americana que defende os direitos civis na internet - vai entrar com queixa formal contra o Facebook na Federal Trade Comission deles.
O EPIC quer que os Termos de Serviços do Facebook voltem ao que eram antes de 4 de fevereiro. Post abaixo.
Segundo a PC World, o EPIC ia entrar com a tal queixa ainda hoje.
As reclamações não param.
Mais de 38 mil pessoas já aderiram - no próprio Facebook - a uma comunidade contra as novas regras.
Mas engraçada mesmo foi a declaração do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.
Ele disse que nós, usuários, somos donos da nossa informação.
Jura?
E que o Facebook não iria compartilhá-la de um modo que nós não gostássemos.
Puxa, Mark Zuckeberg sabe o que eu gosto.
Hmmm.
O EPIC - Electronic Privacy Information Center - instituição pública americana que defende os direitos civis na internet - vai entrar com queixa formal contra o Facebook na Federal Trade Comission deles.
O EPIC quer que os Termos de Serviços do Facebook voltem ao que eram antes de 4 de fevereiro. Post abaixo.
Segundo a PC World, o EPIC ia entrar com a tal queixa ainda hoje.
As reclamações não param.
Mais de 38 mil pessoas já aderiram - no próprio Facebook - a uma comunidade contra as novas regras.
Mas engraçada mesmo foi a declaração do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.
Ele disse que nós, usuários, somos donos da nossa informação.
Jura?
E que o Facebook não iria compartilhá-la de um modo que nós não gostássemos.
Puxa, Mark Zuckeberg sabe o que eu gosto.
Hmmm.
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